Panóplia

(em vez de Diversos, Vários, ou Variedades, esta rubrica de post com várias coisas não ligadas entre si vai passar a chamar-se Panóplia. Se alguém preferir Plêiade ou tiver outras sugestões igualmente parvas, são benvidas.)

Desenrascanço
Este site norte-americano aponta “as 10 palavras mais fixes que a língua inglesa precisa“.
Adivinhem qual a palavra que está em número 1.
“Means:

To pull a MacGyver.

This is the art of slapping together a solution to a problem at the last minute, with no advanced planning, and no resources. It’s the coat hanger you use to fish your car keys out of the toilet, the emergency mustache you hastily construct out of pubic hair.”

Sri Lanka: o fim da guerra
O Sri Lanka é um daqueles muitos casos que me entristecem quando me dizem que “a guerra do Iraque foi a primeira guerra do século XXI”, porque existem vários pontos do mundo que estão em guerra, tanto mais longa quanto menor for a intensidade do mesmo.

A definição de “conflito de baixa intensidade” é puramente técnica, sendo que um conflito de baixa intensidade (tipicamente, uma guerra de guerrilha) consome menos recursos e pode portanto prolongar-se no tempo, mas não deixa de provocar vítimas – e sobretudo civis, porque essa tem sido a tendência dos conflitos armados desde há quase 100 anos para cá. Se no início do século XX um conflito tendia a fazer 80% de baixas militares e 20% de civis, hoje a proporção é inversa. Um conflito de baixa intensidade não deixa de ser uma guerra que dura no tempo – basta ver o caso de Israel vs. Palestinianos, que vai ardendo devagarinho desde 2000 (esquecendo agora os episódios anteriores; na mente das pessoas, de ambos os lados, a guerra existe desde 1948.)

A guerra do Sri Lanka ia fazendo vítimas há muitos anos. É-me totalmente impossível dizer quem teria razão, se é quem alguém a teria. (Não fiz nenhum trabalho sobre este tema, ao contrário de alguns colegas nossos; a minha sub-especialidade é a África Ocidental, outra guerra de que só se falou depois de ter acabado e por causa do filme, porque durante os 11 anos que durou, ninguém quis saber.) Acaba por ser um alívio pensar que termina; mas, a que preço para os civis tâmiles? Além disso, será que os direitos da minoria tâmil vão ser salvaguardados?

Fortemente recomendado
WolframAlpha, um novo motor de pesquisa com um conceito diferente…

Ainda a propósito do Barcelona
E na linha deste post mais antigo.

Escudo com as armas de Portugal e do Reino de Aragão, provavelmente mandado fazer pela rainha Isabel de Aragão (a das rosas.) Pormenor do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra.

Emblema do FC Barcelona, com as armas de Aragão

Deixe um comentário