O Alentejo começa na Serra dos Candeeiros

Bem no topo da Serra dos Candeeiros, ali próximo dos Casais Monizes, é visível esta placa. Como lá em cima não há chaparros, a explicação só pode ser outra, e é simples.

A NUT II Lisboa e Vale do Tejo, criada em 1986, foi reajustada em 2002, devido às diferenças enormes de rendimento entre a Grande Lisboa e os restantes municípios. A NUT II foi criada assim…

…mas determinou-se que ficaria só mesmo com os municípios mais próximos da Grande Lisboa. Os restantes foram distribuídos entre as regiões Centro e Alentejo.

Que Alcobaça deixasse de ser Lisboa e Vale do Tejo para passar a ser Centro, é algo que faz todo o sentido. Contudo, o facto de vários concelhos do Ribatejo passarem para a NUT II do Alentejo torna a situação ligeiramente caricata. É uma forma de levar o “Alentejo” até ao mercado de Santana

Claro que os efeitos visíveis desta alteração administrativa verificam-se apenas nos fundos europeus e pouco mais. Pelos vistos, a própria CCDR manteve-se com os limites anteriores – e isso sim, poderia ser mais confuso!…

Deixe um comentário