Web Marketing e Visibilidade Online (ou, Ainda o regresso do Dani)

Hoje, e a propósito do Dani ter mencionado o espantoso número de visitas alcançado pelo vídeo que colocou no Youtube, vamos abordar esta temática.
O sucesso do Dani deveu-se, não só ao produto em questão, mas também a uma correcta abordagem em termos de marketing. Para alcançar views no Youtube, um vídeo vive muito do marketing viral – mas tudo começa na pesquisa. É preciso que o motor de pesquisa do Youtube “dê” com o vídeo facilmente. Tal depende do título do vídeo e das keywords que o autor do vídeo associa ao mesmo. A colocação de keywords do Dani foi abrangente e precisa; o viral e a natureza do vídeo fizeram o resto.

Peço agora a vossa atenção e o visionamento do seguinte vídeo. Há quase um ano que este vídeo está no Youtube. Sabem quantas vezes foi visto? 1022.

http://www.youtube.com/v/HF1VpKSdGAc&hl=pt-br&fs=1&

E perguntam-se: como é que é possível um vídeo desta qualidade ter tão poucas views?? A resposta é simples:
– o título, além de não explicar nada do que se trata, ainda por cima está mal escrito – é Bollywood e não Boollywood;
– não tem keywords; só tem “world”, “music”. Quem estiver a pesquisar por world music pode ou não calhar com isto. Quem estiver a pesquisar por palermices nunca mais lá chega. Sem keywords e sem título, é impossível que o Youtube “relacione” este vídeo com outros, que é outra forma muito de as pessoas conhecerem vídeos – vêem um, vão aos relacionados, outro desperta o interesse, clicam, e assim sucessivamente.

Este vídeo tinha tudo para ter tantas ou mais views até que o do Dani, porque a cultura indiana tem mais alcance que a portuguesa. Mas foi colocado de forma muito deficiente.

(Adorei especialmente o pontapé na cara.)

Habitantes de Lisboa preferem comprar casa a arrendar e não querem sair da cidade (Público)
Um excelente e oportuno inquérito feito pelo IST vem confirmar a ideia que já existia; o mercado valoriza bastante residir perto do emprego, as pessoas sentem que o “pendular” casa-trabalho-casa lhes retira qualidade de vida, e quem trabalha em Lisboa e vive na periferia sonha com o centro. Faz sentido, portanto, que as casas em Lisboa se mantenham caras, devido à procura, e que a capital se continue a esvaziar a favor das áreas metropolitanas.
Por vezes, a lei do mercado não faz sentido nenhum. É nestas alturas que é precisa alguma intervenção dos poderes públicos – caso contrário a Grande Lisboa qualquer dia chega a Mafra e a Samora Correia, e Lisboa torna-se um antro de marginais, abrigados nos prédios devolutos da Avenida da Liberdade. Ou isso ou algo que repita o que aconteceu no Chiado, que é hoje a zona residencial mais cara do país.

(Por falar nisso, fez ontem 21 anos do incêndio do Chiado. Vês, Dani, como é que se faz a ligação a mais uma piada?)

Ainda o Minderico
(…) Mas em Minde, Alcanena, há um polícia de profissão que dedica as suas horas vagas a ensinar minderico (tem três turmas!); acontece também que, em Munique, há uma aluna de pós-doutoramento que provou que o minderico é uma língua, tendo conseguido da Fundação Volkswagen financiamento para o estudo e documentação do «piar» de Minde.

Se falarmos do minderico a algum nosso conhecido e lhe dermos a conhecer algumas palavras — por exemplo, gargantear (cantar), tosar (comer), carrancuda (nuvem), regatinha (chuva), zé-pedro (bigode) — desenhar-se-á na sua face, muito provavelmente, um esgar de desdém. Pertence ele a um grupo lato de pessoas que acha, por exemplo, que não é grande avaria aprender espanhol, afinal, uma língua tão parecida com a nossa, e que assiste calmamente às notícias sobre a falta de habilitações dos professores de espanhol nas escolas públicas portuguesas.” (…)
(Ciberdúvidas)

LoveHabibi – Social Networking for Muslims
Não é a primeira, mas pode ser a confirmação de uma tendência: o social networking e o social media podem estar a passar do geral e de massas (Hi5, Facebook) para o particular e o específico.

Outra perspectiva do estuário do Mira

2 Respostas to “Web Marketing e Visibilidade Online (ou, Ainda o regresso do Dani)”

  1. Boo Says:

    o nome do video devia ser uma homenagem a mim 😉

  2. H. Ramos Says:

    Alguém anda/andou de volta do Seth Godin…

Deixe um comentário